Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

Envie suas fotos para pib@pibderionovo.org

A Igreja Batista de Rio Novo tem a satisfação de disponibilizar sermões e cultos online via Internet.
Na lista de vídeos, você pode assistir o culto (incluindo parte musical) ou apenas o sermão. Assista e seja abençoado por Deus.

CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO RADICAL

  • 15 de abr. de 2012
  • Afonso Mendes
  • Segundo o Dr. John Stott, em seu livro O Discúpulo Radical, o adjetivo “cristão” aparece no Novo Testamento apenas três vezes (At 11.26; 26.28 e 1 Pe 4.15,16), enquanto que outro adjetivo “discípulo” aparece mais de 250 vezes. Ambas as palavras implicam relacionamento com Jesus. 

    Por que radical? Do latim, radix, significa raiz. Para se referir àqueles cujas opiniões vão às raízes e que são extremos em seus compromissos. 

    Existem diferentes níveis de comprometimento na igreja. Alguns têm evitado o discipulado, por exemplo, sendo seletivos. Escolhe-se as áreas nas quais o compromisso lhes convém e ficam distantes daqueles compromissos que lhes custará muito. Porém, sendo Jesus Senhor, não temos o direito de escolher as áreas nas quais nos submeteremos à Sua autoridade. Penso que não estamos entregando tudo pelo que Jesus pagou o preço na cruz. 

    INCONFORMISMO é a primeira característica do Discípulo Radical. Aqui está o chamado de Deus para um inconformismo com a cultura circundante. Romanos 12.2 nos lembra disto. 

    Algumas tendências contemporâneas ameaçam tragar a Igreja de Jesus. A primeira é o Pluralismo, que rejeita a singularidade de Jesus aceitando outras verdades. A segunda é o Materialismo, Jesus nos adverte contra a avareza e Paulo nos ensina a desenvolver um estilo de vida de simplicidade, generosidade e contentamento. “A vida na terra é uma breve perigrinação entre dois momentos de nudez” (Jó 1.21). A terceira é o Relativismo Ético, onde todos os padrões morais estão se desfazendo com a alegada e tola desculpa... “tudo depende de...” E finalmente o Narcisismo, ou culto de si mesmo.
    Somos chamados a um inconformismo radical, não a um conformismo medíocre. “Não devemos preservar nossa santidade fugindo do mundo, nem sacrificá-la nos conformando a ele.” Diante do desafio do pluralismo, devemos ser uma igreja de verdade, declarando a singularidade de Jesus. Diante do desafio do materialismo, devemos ser uma comunidade de simplicidade, considerando que somos peregrinos aqui. 

    Diante do desafio do relativismo, devemos ser uma comunidade de obediência. Diante do desafio do narcisismo, devemos ser uma comunidade de amor a Deus e ao próximo. 

    “Não devemos ser como caniços agitados pelo vento, dobrando-nos diante das rajadas da opinião pública, mas tão inabaláveis quanto pedras em uma correnteza.” 

    Resumo adaptado pelo Pr. CC Januário

    0 comentários: