
Por Jô da AABB-Ipiaú Hoje
PIB - Primeira Igreja Batista de Rio Novo iniciou sua série de conferência em comemoração aos seus 94 anos no período de 29/10 a 01/11/2009, na ocasião o Pr. Adelson Augusto Brandão e Pr. Marcos Antonio Gomes, foram os pregadores convidados para dirigirem os trabalhos de aniversário da Igreja. Dentro das festividades de louvor e adoração ao Senhor, houve grande numero de pessoas que se converteram e entregaram suas vidas a JESUS.
A Primeira Igreja Batista de Rio Novo foi fundada em 31 de outubro de 1915 pelo pastor Marcelino José de Lima. O acontecimento se deu na fazenda Conceição, região de Água Branca, a quatro quilômetros de Ipiaú, o local onde se deu o evento tinha o nome de Corrida, porque nesse lugar havia uma pista para corrida de cavalos.
A referida igreja foi organizada pela igreja Boa União, que na oportunidade, concedeu carta de transferência a 22 irmãos da sede, os quais seriam os fundadores, a igreja recebeu o nome de Igreja Evangélica Batista de Água Branca.Decorridos dois anos e quatro meses a igreja deliberou transferir a sede para Ipiaú, que na época se chamava Rio Novo. Em vista da transferência para Ipiaú, passou a chamar-se Primeira Igreja Batista de Rio Novo em substituição ao nome anterior, ou seja, Igreja Evangélica Batista de Água Branca, os estatutos foram registrados anos depois, em dezembro de 1936.
As atividades da igreja na nova sede tiveram início na Rua Olavo Bilac, antiga rua do Quebra Viola. O primeiro Vice-Moderador eleito foi o irmão Henrique Ferreira Couto Por ocasião do aniversário da igreja, em 31 de outubro de 1958, pastor Paulo Júnior, resolveu convidar o pastor Marcelino Lima para receber uma homenagem justa e merecida, pois se tratava do fundador da igreja.
O evento foi algo especial, o orador foi Valdívio de Oliveira Coelho, além do orador estavam presentes mais seis pastores e diversas representações, como sejam: Prefeito da cidade, Câmara de Vereadores, Maçonaria, Rotary Clube, Escola Normal de Rio Novo, Classe Médica, Comerciantes e a Associação Batista Rionovense.
Pastor Paulo apresentou o homenageado, dizendo que o ponto alto da festa era uma homenagem ao fundador da Igreja e de todo o trabalho evangélico da região.
Concedida a palavra ao ancião, ainda lúcido, apesar de seus 88 anos de idade, o mesmo leu em Hb 1.1, cujo texto fora lido no dia da organização da Igreja em 31 de outubro de 1915. Depois de uma breve reflexão sobre passagem bíblica lida, despediu-se da assembléia dizendo: “Até a eternidade”, com a voz embaraçada pelo choro e de forma idêntica pelo auditório.
Os pastores que estavam na plataforma abraçaram-no e todos as demais pessoas. O ambiente ficou tumultuado, em vista do clima, pastor Paulo alterou a programação da noite, dizendo que Ipiaú devia aquele abraço ao desbravador evangélico da região.
Passados dois anos a igreja construiu um salão que recebeu o nome de Pastor Marcelino tendo afixado o seu retrato, então foi feito outro convite ao pastor Marcelino para vir conhecer o salão, pelo que ele respondeu: “O meu galardão já está com Cristo, Deus pode chamar-me agora, pois o Senhor enviou um homem para continuar a obra na região e esse homem é pastor Paulo Júnior”.
No dia da colocação do retrato, veio um grupo composto de dezessete pessoas da família, inclusive a viúva, filhos e netos para agradecer à igreja o reconhecimento à pessoa do pastor Marcelino.
Na oportunidade, falou em nome da família, um dos netos, irmão Genário Lima Ribeiro, dizendo da satisfação e emoção que sentiam naquele momento tão significativo na vida dos membros da família.
0 comentários:
Postar um comentário